top of page

LITURGIA

                                 EQUIPE DE LITURGIA: FUNÇÕES E MODO DE ATUAÇÕES

 

  1. O que é Equipe?

 No nosso dia a dia, de uma forma ou de outra, estamos sempre envolvidos em equipes.

  Mas o que é mesmo Uma equipe? Podemos Dizer que uma equipe e um conjunto de mesmo trabalho. São pessoas que lutam juntas por um mesmo trabalho. São Pessoas que lutam juntas por um objetivo, de modo que possam alcançá-lo com maior rapidez.

 

 No Ambiente de Trabalho, a equipe é um grupo de pessoas com habilidades complementares que trabalham em conjunto para alcançar um propósito comum pelo qual São coletivamente responsáveis.

 Uma equipe de trabalho poderá atingir alto nível de desempenho em termo de produtividade e qualidade, desde que seus membros sintam satisfação com suas tarefas e sua comunicação seja adequadamente eficaz.

E preciso ter objetivo e metas comuns para alcançar os resultados esperados.

 

  1. Equipe de liturgia: exigência da renovação litúrgica proposta pelo concilio vaticano II

 

O papa João XXIII solenemente deu inicio ao Concilio Vaticano II, atendendo à voz do Espírito que impelia à abertura de portas e janelas para entrada de novos ventos na igreja. Esse grande acontecimento do Espírito do senhor, seguido pelas Conferencias de Medellín (1992) e Aparecida (2007), marcou a vida e a missão da Igreja.

 

  O concilio propôs uma volta às origens, redefinindo a liturgia como cume e fonte e como lugar privilegiado da experiência de salvação realizada pelo mistério pascal de Cristo Senhor, centro e mediador da historia salvifica. Uma liturgia celebrada de forma ativa, plena, consciente e frutuosa por todo povo de Deus, povo sacerdotal (sacerdócio comum e ordenado) que possui costumes, língua e riquezas culturais muito próprias (cf. SC 5-8; 10.14).

 

  O concilio Vaticano II mudou também o conceito e o jeito de ser da Igreja. Lembrou a igreja que ela e povo de Deus. A Igreja e o povo de Deus, corpo de Cristo, do qual ele e a cabeça.

  A Igreja e então constituída por um povo de batizados. O concilio valorizou ainda o sacerdócio comum dos fieis, ressaltando que todo o povo de batizados participe do sarcedócio de ministério litúrgicos como expressão da Igreja-cumunhão, Igreja corpo de Cristo, em que funções do bem comum da comunidade.

 

 As mudanças provocadas pelo vaticano II nos princípios teológicos das mais diversas áreas da vida eclesial (teologia litúrgica, eclesiologia etc.).

Tiveram repercussões na pratica da Igreja.

 Por exemplo, sendo a Igreja todo o povo de Deus, nas celebrações todos devem participar. O concilio pede: “Nas celebrações litúrgicas, cada qual faça tudo e só aquilo que pela natureza da coisa ou pelas normas litúrgicas lhe compete” (SC 28-29). Cada Membro é sujeito e tem a sua função especifica em favor do bem comum de comunidade.





​​

 

Localizada Em Rio Pardo de Minas

Praça Benedito Valadares, 124 Centro.

 

Telefone

FIXO: (0**38) 3824 1212
Cel.:  TIM (38) 9123 4489

                 (38) 9126 0830
 

  • facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page